27 agosto 2013

A Culpa é das Estrelas
Cris Compagnoni dos Reis16:13 4 comentários



Juro que sempre tento fugir dos livros que estão nas listas dos mais vendidos, mas certas vezes ouço e leio tanto a respeito de alguns que sinto uma necessidade imensa de lê-los com urgência, não é que eu tenha algum tipo de preconceito com livros novos, o fato é que tenho uma lista gigantesca dos livros que quero ler, essa lista aumenta a cada dia e fica cada vez mais difícil de respeitar a ordem que eu mesma imponho, sempre aparece um furando a fila e foi o que aconteceu com A Culpa é das Estrelas, vai ver a culpa disso é delas também.

Fiquei refletindo à respeito desse título que, ao mesmo tempo parece não dizer nada sobre a história e dizer tudo, afinal de contas a quem Hazel  Grace pode culpar por ter câncer? Todos sabemos que certos hábitos como o cigarro e ingestão contínua de certos tipos de alimentos pode levar a isso depois de um certo tempo, mas uma adolescente que sempre levou uma vida saudável desenvolver um câncer de pulmão sem causa aparente não é algo fácil de se compreender, de aceitar, de encarar. Os tratamentos estão a cada dia mais modernos e eficientes mas o nome dessa doença ainda assusta, parece que a palavra morte vem nas entrelinhas.


Porem Hazel escolheu viver enquanto isso lhe é permitido, dentro das suas limitações ela leva uma vida normal, sabe que o seu caso não tem cura e apenas tratamentos paliativos que prometem prolongar um pouco mais a sua vida. Ela gosta de ler, assistir seriados e reality shows, estudar e frequenta um grupo de apoio à jovens com câncer, é lá que ela conhece Augustus Waters, mais conhecido como Gus, e se permite fazer algo com que toda adolescente sonha: se apaixonar e ser correspondida. Ele já está curado, usa uma prótese no lugar da perna que foi amputada por causa do câncer, e é um dos meninos mais lindos que Hazel já viu.

Não sei explicar ao certo o porquê, mas histórias onde os personagens gostam de ler e o autor traz outros livros para dentro da história exercem uma espécie de encanto sobre mim, e em A Culpa é das Estrelas o livro preferido de Hazel “Uma Aflição Imperial” acaba se tornando uma espécie de personagem da história e direcionando o rumo que ela toma. Gus que adora ficção científica lê o livro que a namorada adora e fica extremamente curioso porque o livro deixa muitas coisas em aberto, ela diz que já mandou diversas cartas ao autor, mas nunca obteve resposta. E para realizar um dos maiores desejos da sua amada ele consegue entrar em contato com a assistente de Peter Van Houten, o autor, e planeja levar Hazel à Amsterdã para que ela possa perguntar pessoalmente a ele tudo o que ela sempre quis saber sobre o seu livro.

Chorei sim, nunca tive muito controle sobra as minhas lágrimas, mas este livro me arrancou muitas, é um best-seller e não tendo personagens tão complexos e profundos, é uma história que por muitas páginas me pareceu superficial e previsível e mesmo assim conseguiu me emocionar. A obra será adaptada para as telonas, creio que Hazel e Gus farão muitas lágrimas caírem na salas de cinema. O livro pode ser encontrado nas livrarias on-line por preços entre R$ 19,00 a R$ 25,00.
Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

4 comentários :

  1. Boa pedida! Esse eu ainda não li, mas comprei recentemente e presenteei a minha sobrinha. Ela leu rapidamente e disse que amou. Também, impossível não se emocionar com um enredo desses! Esses livros que "furam as filas" das nossas cabeceiras e "se jogam" em nossas mãos, quase sempre usam o mesmo disfarce: são magrinhos, poucas páginas, letras grandes, parágrafos distanciados, estão nas conversas de amigos e adoram se apresentar pouco antes de fazermos pequenas viagens. Do nada eles aparecem, quase sugerindo: "leia-me durante o voo". Não é assim? kkkk Abração pra você!

    ResponderExcluir
  2. A culpa e das estrelas é um livro muito bom, não entendo pq vc disse que evita os livros que estão na listas dos mais vendidos, pq eles sao os melhores, assim como esse livro.

    ResponderExcluir
  3. A culpa e das estrelas é um livro muito bom, não entendo pq vc disse que evita os livros que estão na listas dos mais vendidos, pq eles sao os melhores, assim como esse livro.

    ResponderExcluir
  4. Também li esse livro que furou a vez de outros. Gostei da história, do estilo que o autor tem, mas não chegou a me fazer chorar, e olha que tenho o condão de chorar facilmente. Acho válida a dica de ler "A culpa é das estrelas". Ah, e talvez, a culpa seja do universo, não é...infinito.

    ResponderExcluir