12 janeiro 2012

Como se tornar o pior aluno da escola
Cris Compagnoni dos Reis03:36 16 comentários


Ainda estou na fase de ler livros infanto-juvenis, e estou adorando. Esse eu ganhei de um amigo muito querido (o bom de todos saberem que gosto de ler é que sempre ganho livros), e por ser um livro escrito por um humorista, a primeira coisa que se espera dele é que seja muito engraçado!

Como se tornar o pior aluno da escola é o primeiro livro do Danilo Gentili, tentei deixar de lado a opinião que tenho sobre a carreira do autor como humorista, pois conheço pouco e pelo que conheço, posso afirmar que não é o estilo de humor que aprecio; não queria deixar que isso influenciasse a minha leitura, mas essa não é uma tarefa fácil.

O livro é dividido em várias lições do tipo: colar na prova, não fazer a lição de casa, matar aula, chegar atrasado à escola, colocar apelido nos colegas, colocar a culpa no outro, não ler livros (definitivamente, com essa eu não posso concordar), e outras coisas do tipo. Em algumas “lições” realmente vi muita criatividade, mas a maioria delas pode ser vista em qualquer filme sobre adolescentes americanos que se passa em uma escola, clichê demais.


Lembrei muito do meu tempo de escola lendo este livro, nunca fui a melhor aluna da escola, mas também passava longe de ser a pior. Eu era da turma do fundão, que conversava a aula toda, matava uma ou outra aula, levei algumas broncas, mas nunca fui mandada pra direção; sempre tirei notas boas, e as minhas técnicas para colar em provas são muito melhores que as do Danilo Gentile, creio que por sempre tirar notas altas nunca tive o fator “desconfiança” contra a minha pessoa.

É, eu já colei em provas sim, e o amigo Daniel que me presenteou com esse livro era um dos meus grandes parceiros nessa arte durante a faculdade, e há de convir comigo, depois que ler esse livro, de que nisso, o autor é um armador! Quem não cola não sai da escola mesmo, só que quem faz isso bem feito nunca será o pior aluno da escola.

Confesso que tenho certo medo de falar o que penso a respeito do livro, afinal creio se a única pessoa do meu círculo de convivência que não aprecia o lado humorista do autor, ninguém posta alguma coisa na internet espera receber represálias, só que eu também tenho o direito de me expressar, então lá vai: qual a vantagem em ser o pior aluno da escola? Eu não vejo sentido nesse livro. Algumas páginas me divertiram, mas eu não daria esse livro de presente a nenhum jovem leitor.

Gostei do capítulo “O pequeno livro dos grandes planos”, são ilustrações de algumas peças a serem pregadas na escola, umas são muito manjadas, mas a maioria criativa. Achei que o aviso em amarelo na capa “Leitura inadequada para menores de 18 anos” foi uma tentativa forçada de ser engraçado e, ao mesmo tempo, uma jogada de marketing; o que não está errado, mas creio ser desnecessário.

Esse foi um daqueles livros que, ao terminar de ler chego a concluir: eu posso fazer melhor; só que eu não o faço, eu apenas leio e escrevo sobre o que li. Apesar de não ter adorado Como se tornar o pior aluno da escola, fiquei muito ansiosa para ler o próximo lançamento do autor anunciado em um dos últimos capítulos: “Como se tornar o pior professor da escola”, o que será que o Danilo Gentili tem a nos dizer sobre essa profissão?
Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

16 comentários :

  1. Legal o blog, acessa o meu depois :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Dia desses vi esse livro na carteira do meu aluno e fui conversar com ele. Muito engraçada a atitude dele, o sorrisinho de canto de boca, a tentativa forçada de parecer que ele não queria que eu visse o livro, o claro ar de "olha, como eu sou **dão".

    Tive que dar risada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lina,

      Ainda não vi nenhum aluno com esse livro, na verdade descobri que o livro existia no último Natal, mas os professores que se preparem pois se depender da propaganda, o número dos piores alunos da escola vai aumentar consideravelmente!

      Abraços.

      Excluir
  3. Olá:
    Cheguei até seu blog por três motivos:
    1) Ele está relacionado na lista de blogs d'O Baricentro da Mente, o blog do meu colega Kleber Kilhian, e que eu frequento muito.
    2) Por causa do título da postagem, que me interessou porque sou professor.
    3) Porque sou curioso :)

    Gostei muito da análise feita sobre o livro. Também não gosto muito do estilo de humor que este Danilo Gentili, e o CQC pratica. Politicamente falando, são bem imparciais e tendenciosos. Pelo que vejo, ele está a fim de ganhar um dinheirinho a mais vendendo livros, aproveitando a fama que adquiriu na televisão, o que com certeza não contou com minha colaboração, pois só assisti "pedacinhos" e pouquíssimas vezes a estes programas do tipo que ele participa, e vi que não é do tipo de programação que me interessa. Logo trocava de canal.
    Pelo que li em sua crítica, o livro é de baixa qualidade. Não quero nem ver o que este carinha vai escrever sobre os professores...

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jairo, fico feliz que tenha gostado do blog.
      Vejo que temos a mesma opinião sobre o humorista em questão, mas minha curiosidade não vai deixar que eu fique sem ler o próximo livro, sou professora e, mesmo sabendo que não vou gostar terei que ler!

      Excluir
  4. Olá, amiga!! Passando p informar q já lançamos a 2ª etapa da promo Top Comentaristas! Estaremos sorteando brindes diversos a cada 2 ou 3 meses entre os seguidores q mais comentarem! Esse mês o prêmio foi um livro e quem ganhou foi a Sheyla, parceira Vou-de-Blog, e dona do blog http://blogdmulheres.blogspot.com/
    Bjinhos.
    Lu

    www.voudeblog.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!! Seu cantinho é muito especial. Gostei tanto que estou te seguindo. Faço parte do blog Vou-de-blog e quando você puder, vá ao meu blog que ficarei muito feliz. Bjs!!
    www.mundocoloridodacrianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris! Estou começando um blog agora que é, também, sobre livros. Já estou te seguindo. Segue de volta? E você poderia divulgá-lo aqui? Preciso de uma ajudinha com isso! Obrigada e amei o blog! Visite lá: myloveisread.blogger.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessa nos comentários e divulgo seu blog! myloveisread.blogspot.com
      tinha escrito blogger mas é blospot! me desculpem!!!

      Excluir
  7. Gostaria que o senhor Danilo Gentili tivesse coragem de passar um dia em uma escola, mas não como aluno, e sim como professor, coordenador ou um orientador educacional. Talvez assim ele perceberia que o seu livro em nada contribui para o crescimento dos nossos adolescentes que estão cada vez mais carentes de valores éticos e de respeito ao próximo.O autor critica tanto os nossos políticos pelas atitudes desonestas a falta de ética dos nossos parlamentares, mas ele acaba se juntando ao grupo quando escreve um livro "ensinando" aos alunos a agirem de forma incorreta na escola. Obrigado senhor comediante por mais uma vez contribuir com o aprendizado e crescimento dos nossos jovens...

    ResponderExcluir
  8. no que livro chato para ensinar os outros aprender coisas errada livro indiota

    ResponderExcluir
  9. Pessoal como eu posso ler por completo esse livro no formato PDF? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tony,
      Infelizmente não sei te dizer, ganhei esse livro de um amigo, não o tenho em formato PDF.

      Excluir
  10. Livro é legal mas nn se deve aplicar o que esta escrito nele acho que quem lé sabe disso

    ResponderExcluir
  11. KKKKKK, professores são engraçados. Ainda bem que aprendi a matéria e não precisei me rebaixar e fazer um vestibular sem nenhuma concorrência..."Quem cola não sai dá escola" pois vira professor e fd com a vida de todo mundo...

    ResponderExcluir
  12. Gostei da análise sobre o livro! também sou de longe o pior aluno e o livro não me surtiu influência negativa, pelo contrário. Temos a mesma opinião sobre o humorista, mas, convenhamos que livro é livro.

    Só uma coisinha: A marca na capa onde diz que é proibido para menores de idade não foi feita pelo autor e sim pelo ministério público depois de analisar o livro e classifica-lo como inapropriado, isso também acontece com outros exemplares como por exemplo "Piadas para matar o stress" e "admirável mundo novo", afinal todos passam por uma certa censura no Brasil.

    ResponderExcluir