24 novembro 2011

Coleção Mortos de Fama
Cris Compagnoni dos Reis17:03 14 comentários



Posso até levar fama de fofoqueira por isso, mas o fato é que adoro saber da vida dos outros, ainda mais se os outros em questão são personalidades que realmente fizeram a diferença no mundo; e que jeito melhor há de fazer isso do que lendo a biografia dessas pessoas? Bom, tudo que ser faz com bom humor, é sempre melhor.

Gosto muito de rir, e isso é o que mais faço ao ler algum livro da Coleção Mortos de Fama, essa é uma coleção de biografias escritas de um jeito único, pelo menos eu desconheço algo parecido, são extremamente divertidas, fiéis a realidade, e fazem com que o leitor se sinta muito próximo do biografado, íntimo até, pois permite que conheçamos a versão dele, seus anseios, medos e desejos mais secretos.

São muitas as particularidades dessa coleção:


·         Os livros trazem trechos do diário perdido dos biografados, é isso que cria a intimidade entre o morto de fama e o leitor; diário sempre tem aquele “q” de invasão de privacidade que extremamente tentador.

·         O leitor também tem acesso ao que os contemporâneos do morto de fama pensavam ao seu respeito, pois os livros trazem sempre as principais notícias dos jornais da época e local em que eles viveram. Mostrando assim como era a sociedade, a cultura e os costumes que rodeavam o biografado.

·         Curiosidades que vão além daquilo que todo mundo já sabe sobre o morto de fama, coisas que mostram como no fundo, eles não passavam de pessoas normais como nós; e também as suas excentricidades que os fizeram únicos.

·         As ilustrações são o charme da coleção, elas não são coloridas, mas são divertidas, explicativas, algumas com um toque de ironia, elas completam o texto fazendo com que ele se torne mais contagiante.

·         O bom humor, as tiradas, as piadas nas entrelinhas, a ironia, tudo isso faz com que a leitura seja algo leve, e ao mesmo tempo cheia de informação. O cômico está presente em tudo, no nome da coleção, nos títulos dos livros e nas biografias, que sempre se refere ao morto de fama com um apelido carinhoso.

Pode parecer que estou fazendo propaganda, mas não, pois não estou ganhando nada com isso; é que realmente acho que vale muito a pena ler esses livros. Eles são voltados para o público infanto-juvenil, por isso são livros de leitura rápida.

Ainda não li todos os volumes já publicados dessa coleção, li:

·         Albert Einstein e seu universo inflável;
·         Elvis e sua pélvis;
·         Os cientistas e seus experimentos de arromba;
·         Cleópatra e sua sede de fama;
·         Isaac Newton e sua maçã;
·         William Shakespeare e seus atos dramáticos;
·         Alexandre, o grande e sua sede de fama.

Mas quero ler também:

·         Alcapone e sua gangue;
·         Espártaco e seus gloriosos gladiadores
·         Inventores e suas idéia brilhantes;
·         Joana D’Arque e suas batalhas;
·         Leonardo Da Vinci e seu super cérebro.

Não encontrei nenhum defeito nesses livros, gosto até do slogan da coleção, que têm estampado em todos os seus volumes:

Divertido de morrer  ~  Interessante de morrer  ~  Famoso de morrer
Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

14 comentários :

  1. passei para fazer uma visitinha....haha ( li o post)

    ResponderExcluir
  2. Esses livros são maravilhosos encantadores, gostaria de saber onde posso comprar todos eles, mas não acho em nenhuma livraria. Onde posso compra-los?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode comprar pela internet, eu comprei no submarino.com. Também pode mandar um e-mail pra editora Companhia das Letras pedindo que lhe informem onde pode encontrar os livros!

      Excluir
  3. ola gostaria de saber se vc tem os cientistas e suas experiências de arromba pra vender se tiver eu compro obrigado

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Já li Isaac Newton e sua maçã e adoraria ler outros da coleção, pois além de terem conteúdo, o livro é muito engraçado!

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu assisti Coraline e gostaria de saber onde posso conseguir o livro, me apaixonei pelo filme

    ResponderExcluir
  6. gostei da maneira , que vc falou a respeito dos livros li o newton e sua maca e achei simples , e muito interessante

    ResponderExcluir
  7. só li 4: Albert Eisten, Leonardo da Vinci, Cleopatra e Isaac Newton... A biblioteca do colégio que eu estudo(Biblioteca Monteiro Lobato) Não tem os outros eu ja pedi para diretora mas ela disse que só aceita doações ou que a editora mesmo de uma oferta pelos livros...
    Estou ansioso pois a diretora disse que ja encomendou... Mas não tem previsão de chegada

    ResponderExcluir
  8. Já li todos xD É uma ótima leitura. Recomendo.
    PS.: Também tem "Tutancâmon, e sua tumba cheia de tesouros"

    ResponderExcluir
  9. Olá, como faço para baixar a coleção mortos de fama gratuitamente?

    ResponderExcluir
  10. Até agora só li Albert Eistein e seu universo inflável, mas estou querendo muito ler os outros!

    ResponderExcluir
  11. Oi são ótimos mesmo.Eu comprei alguns ba livraria Saraiva. $37,00 CADA.GENTE O LIVRO DO LEONARDO DA VINCI E 10 NOSSA QUE INTELIGÊNCIA.

    ResponderExcluir