12 agosto 2011

DO CORAÇÃO DE TELMAH
Cris Compagnoni dos Reis15:33 17 comentários



De todas as redes sociais que participo a que mais gosto é o Twitter, não tem álbum de fotos, não tem lista de amigos, nem bate-papo, nem jogos; mas tem uma interação entre as pessoas que eu acho muito legal. Lá eu me expresso, não sou apenas uma foto, tem dias que falo coisas interessantes e dias em que nem eu mesma me seguiria.

Mas vocês devem está se perguntando o que esse papo de Twitter tem a ver com esse livro? Na verdade tudo. Acho que é por gostar muito dessa rede que acabei lendo esse livro, não pretendia fazer isso agora porque a lista dos livros que tenho pra ler está cada vez maior e DO CORAÇÃO DE TELMAH não fazia parte dessa lista; mas quando vi que este livro era uma história contada em 500 tweets eu não resisti; pois se é possível escrever uma romance usando essa rede social eu tinha que conferir.

Luís Dill provou que isso é mesmo possível, mas apesar do livro ser mesmo escrito no mesmo formato que os tweets e ainda respeitando o limite de caracteres eu ainda fiquei com algumas dúvidas, essa história foi realmente twettada? Fiz algumas buscas na internet, mas não encontrei uma resposta, também não encontrei o perfil do autor e nem da personagem; se a rede é o pano de fundo da história acho que a história deveria estar na rede, mas eu não sei dizer se está ou não, vai ver não sou boa pesquisadora.


A história de Telmah é trágica, depois da morte de seu pai a vida dela vira uma tragédia shakespereana, e ela usa o Twitter pra desabafar, pra compartilhar com alguém o que ela está passando, pra deixar registrado. É uma história curta, muito rápida de ser lida, é como acompanhar a timeline da rede por algumas horas, cheguei a ficar atormentada por não ter acompanhado a tragédia de Telmah, por não ter sido seguidora dela, por não ter sido cúmplice.

A adolescente conta fala sobre a sua dor, sua sede de vingança e a dúvida que a atormenta, compartilha o medo e a angústia pela internet, passa a impressão de que dividindo isso com estranhos o seu fardo ficaria mais fácil de ser carregado, mas não é bem isso que acontece.

DO CORAÇÃO DE TELMAH provou que é possível sim fazer literatura usando o Twitter, e literatura de qualidade, pois o livro é ótimo; só senti não ter encontrado nada com referência a ele no Twitter. Porem vale lembrar que eu estou no Twitter, escrevo sobre o blog, sobre algumas coisas interessantes e outras que não. Sintam-se a vontade para me seguir!

Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

17 comentários :

  1. Oi lindinha, passei por aqui pra deixar um alô, hehehe!

    abç do amigo Zé!

    ResponderExcluir
  2. adoreii o livro.*---*

    ass:jéssica santana- bahia
    twittr:@silva17jessica
    vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja tinha lidoh mas eu peguei de novo e' bem interessante!!

      Excluir
  3. esse livro foi o mas lindo que já haverá lido em toda minha vida.o inesperado me deixou curiosa,a morte de seu pai a abala muito,e triste como no fim ela morre,e e linda a amizade dela com honorio,a maneira em que ele larga tudo por ela,amizade de verdade,para as horas boas e ruins,pra mim foi um Classico da literatura.

    ResponderExcluir
  4. esse livro foi o mas lindo que já haverá lido em toda minha vida.o inesperado me deixou curiosa,a morte de seu pai a abala muito,e triste como no fim ela morre,e e linda a amizade dela com honorio,a maneira em que ele larga tudo por ela,amizade de verdade,para as horas boas e ruins,pra mim foi um Classico da literatura.

    ResponderExcluir
  5. Um ótimo livro eu recomendo para todo mundo.A linguagem é fácil e comunicativa o que torna um livro mais atraente para os adolescentes.

    ResponderExcluir
  6. ameeei muito este livro

    ResponderExcluir
  7. tbm gostei do livro, li durante 2 aulas de espanhol e portgues, interessante o livre e a sede de vigança dela pelo assassinato do pai, adorei..

    ResponderExcluir
  8. o livro de telmah é um dos livros mais raros e bonitos que eu ja li na minha vida !!!!

    ResponderExcluir
  9. esse livro e muito bom eu ame e um livro q eu nunca vou esquecer muito bom e muiiiiiito bom *_____*

    ResponderExcluir
  10. Nossa eu li uma vez, na biblioteca da escola e nunca mais esqueci o nome dele. Pois fiquei faxinada com a história de começo ao fim. Muito legal! *--*

    ResponderExcluir
  11. Eu também li este livro amei, li justamente quando estava passando por uns problemas na minha vida!! e esta história foi o quê me confortou!!

    ResponderExcluir
  12. estou começando a ler mais ja no comeco e muito bom....imagino no fim

    ResponderExcluir
  13. eu moro em porto alegre tenho 21 anos me chamo vagner eu achei muito bacana o livro, até porque ele é bem rápido de ler então comecei a ler na escola
    eu gostei muito do livro
    da história da sede de vingança dela as desconfianças em ambas as partes dos personagens achei muito bacana mesmo

    ResponderExcluir
  14. Amei o livro muitoh interesante...

    ResponderExcluir
  15. adorei o livro!!! além de ter uma história interessante e muito fácil de ler

    ResponderExcluir