25 julho 2011

UM CORPO DE MULHER
Cris Compagnoni dos Reis23:39 1 comentários


Não consigo resistir às novelas do Fernando Sabino, é passar uma pelas minhas mãos que arrumo tempo para ler, até por que são histórias curtas, daquelas que dá pra concluir em meia hora, uma meia hora muito bem aproveitada!

UM CORPO DE MULHER foi inspirado em um fato real que foi “melhorado” pela ficção, na verdade acho que a ficção o tornou mais interessante. O fato é que Fernando Sabino viu realmente um corpo passar pela janela de um hotel no Rio de Janeiro e a partir daí surgiu à história de Jaques Olivério, só que a visualização do corpo em queda é a única coincidência com o que viveu o autor.

Jaques não se convence com aquela queda, a mulher caiu da janela do quarto logo acima do seu; mas ela caiu ou foi jogada? Como ninguém tem respostas para as suas perguntas ele resolve investigar, fica muito atormentado com o que não consegue descobrir e se envolve cada vez mais na história em que era só uma testemunha ocular.

Esse é um dos primeiros livros do Sabino que leio que não explora o humor característico das suas obras, UM CORPO DE MULHER amarra o leitor pelo suspense, pela curiosidade em saber onde aquela investigação vai dar. O pano de fundo dessa novela é o Rio de Janeiro em meados da década de 40 ainda sob os efeitos da Segunda Guerra Mundial, Olivério é um jornalista oriundo de Belo Horizonte, que mora em um hotel modesto e nunca alcançou sucesso profissional no Rio.


Confesso que de início pensei que o que o motivou a desvendar esse “suicídio” era a oportunidade de uma matéria, mas me enganei profundamente, ele se sentiu parte disso, como se a sua vida dependesse dessa verdade oculta; ele praticamente abandona o seu emprego e sai do hotel onde morou por muito tempo porque a única coisa que realmente lhe importava era saber o que realmente havia acontecido e principalmente, quem era aquela mulher.

E aos poucos, sem que o leitor perceba, enquanto está mergulhado naquele misto de suspense e mistério é que o autor vai o conduzindo a uma trágica e surpreendente história de amor. Coisas de Fernando Sabino!
Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

Um comentário :

  1. Olá, eu sou um estudante universitário .eu gostaria de saber se voce poderia contar a história porque eu não entendo muito bem, graças!

    ResponderExcluir