17 maio 2011

POESIA MATEMÁTICA
Cris Compagnoni dos Reis11:29 1 comentários



Depois de um longo tempo sem postar nada, lá venho eu com um livro de Matemática, aquela ciência que assusta a maioria dos estudantes e muitos destes levam esse ódio por ela para a vida inteira.


Sempre gostei de Matemática, acho que foi por isso que permiti que a minha curiosidade me levasse a ser um livro de poesia; confesso que raramente leio versos, assim como tem gente que não gosta de números, eu não gosto de poesia. Mas um livro do Millôr Fernandes que fala de Matemática não dá pra resistir, mesmo contendo rimas.

POESIA MATEMÁTICA é um livro extremamente curto, que para ser lido em sua totalidade não lava mais que alguns minutos, os versos contam a história do Quociente que se apaixonou pela Incógnita. O que realmente me encantou foi modo como Millôr brinca com os termos matemáticos, ele usa as palavras no sentido científico e no literal também.


Este pode não ser um livro muito interessante pra quem não entenda nada de Matemática, mas eu achei genial, apesar de ser um livro pequeno e muito ilustrado ele não é classificado como infanto-juvenil, até por que não creio que uma criança tenha conhecimento matemático suficiente para compreender algumas das tiradas do texto.

As ilustrações são uma atração à parte, foram feitas pela Mariana Newlands e lembram muito os meus cadernos da faculdade, fórmulas rabiscadas para todos os lados, figuras geométricas cheias de anotações, símbolos e números para onde quer que se olhe.

Se for falar mais alguma coisa sobre o livro acabarei contando a história toda o que nunca foi o meu objetivo com esse blog, quero apenas deixar os leitores curiosos; e aqueles que resolverem ceder a curiosidade quanto a POESIA MATEMÁTICA, eu garanto que não irá se arrepender!
Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

Um comentário :

  1. Esse post me deixou instigada a ler Poesia Matemática! Vou procurar esse livro! :)

    ResponderExcluir