15 abril 2011

DIÁRIO DE UM ADOLESCENTE HIPOCONDRÍACO
Cris Compagnoni dos Reis22:43 33 comentários


Sucumbi novamente à literatura infanto-juvenil, e dessa vez ela veio unida a aquela sensação de invadir a privacidade de alguém que acontece quando leio diários.  O que não pode deixar de ser dito sobre esse livro é que ele é recomendado por alguém que entende de adolescência e de diários também: Adrian Mole, de O DIÁRIO SECRETO DE UM ADOLESCENTE, que escreveu a crítica do livro.

O adolescente hipocondríaco que escreveu esse diário é Peter Payne, um inglês de 14 anos que têm duas irmãs: Sally (a mais velha, 17 anos) e Susie (a mais nova, 12 anos), pais normais, enfim, uma família britânica comum.

Sabemos que a adolescência é uma fase difícil da vida, com muitas mudanças, descobertas e dúvidas; ah as dúvidas, são elas que aterrorizam os pensamentos de Peter, principalmente com relação a sua saúde a as mudanças que ocorrem com o seu corpo. Como esse garoto me fez rir com esse livro! A primeira gargalhada que soltei foi quando a professora de biologia lhe disse que ele estava tendo um ataque agudo de hipocondria, ele começou a perguntar quais eram os sintomas e achou que estava à beira da morte.


Mas simpatizei com o Peter, principalmente por que ele vai atrás de esclarecer todas as suas dúvidas, é obcecado por dicionários de medicina e não faz rodeios para consultá-los. O livro é cheio de curiosidades, tenho que destacar as relacionadas aos números do corpo humano como a quantidade de células, o cálculo do número de vezes que o coração do menino já bateu, a metragem das veias e artérias, e as estatísticas acerca de cada doença que assombra o protagonista.

Peter passa por problemas com espinhas, fraturas, queimaduras causadas pela exposição excessiva ao Sol, odores que seu corpo começa a produzir, e higiene pessoal entre outras coisas; preocupa-se com suas medidas como o peso a altura e é claro, como todo garoto que começa a descobrir a sua sexualidade, o tamanho do seu pênis.

Esse lance da sexualidade é o que realmente marca a adolescência, um dia se repudia o sexo oposto e no dia seguinte ele é tudo o que se deseja; aquela fase da vida em que segurar na mão do doutro nos deixa extremamente nervoso, a ansiedade pelo primeiro beijo, o desejo de ser correspondido.  Peter nutre uma paixão platônica por sua colega de escola Cila; fiquei com tanta pena dele quando ela foi ao cinema com um amigo e não com ele.

Para que o livro não ficasse totalmente voltado aos meninos, os autores Aidan Macfarlane e Ann Mcpherson também escreveram sobre o dia em quem Peter encontra o diário de sua irmã caçula Susie, lá ele passa a conhecer também as dúvidas femininas da adolescência; como a primeira menstruação, o crescimento dos seios e também aquelas que são comuns aos dois, por exemplo: como lidar com o turbilhão de hormônios que surge de repente?

Falando assim até parece que é um livro educativo, se for eu realmente não percebi esse lado, achei que o DIÁRIO DE UM ADOLESCENTE HIPOCONDRÍACO é informativo, curioso e muito, mas muito engraçado. Creio que o humor da história fica por conta da inocência e do desconhecimento que Peter tem a respeito destas questões, talvez, se eu tivesse lido o livro enquanto estava nessa fase da vida eu encontraria no livro respostas e não graça, é algo que depende mais do perfil do leitor do que do livro em si.

O que posso afirmar com certeza é que Peter Payne é hilário, dei muitas risadas com a sua preocupação em esconder as primeiras penugens do seu futuro bigode, o seu tombo de bicicleta, o seu primeiro porre e o seu primeiro beijo. E quando terminei de ler, fiquei saudosa da minha adolescência, aquela fase da vida que apesar das dúvidas, nos traz menos complicações e responsabilidades do que a vida adulta! 
Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

33 comentários :

  1. Cris, vc escreve tão bem *-* E esse livro é muito engraçado mesmo, assim como O DIÁRIO SECRETO DE UM ADOLESCENTE, que tbm me fez rir muito! aduhaiushdauh Tô com saudade, e logo logo vou te visitar. Tenha chá e bolo pra sua visita, ok? usdhashpaiuh Beijo!

    ResponderExcluir
  2. noss você não tem noção do quanto me ajudou, eu li esse livro na primeira semana para fazer um trabalho no fim do mes, e eu esqueci completamente e para ajudar mais um pouco ainda devolvi o livro pensando em pegar 2 dias antes de fazer o trabalho na sala, quase morri, mas encontrei esse blog maaaaaaravilhoso e sai do sufoco ! muito obrigada, AMEI aqui :D

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou do blog Vitória, fico feliz em ter te ajudado.
    Sua visita será sempre bem-vinda!

    Cris

    ResponderExcluir
  4. ai, eu tambem tenho que entragar um trabalho de ler livro eu lir o diaro da Susei agora to loco pra ler e do peter mais um pro trabalho tomara que tenha na sala de leitura lol vlw ai

    ResponderExcluir
  5. Você está certíssima! É um livro delicioso de ler. Muito engraçado e informativo. Já li uma vez e não vejo a hora de ler novamente. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  6. eu amo ese livro!teno ele em casa e já li umas 10 vezess!

    ResponderExcluir
  7. eu amo seus livor queria um dia me trona uma escritora ingual a vc

    ResponderExcluir
  8. No meu livro de português tem um trecho desse livro, li e fiquei "apaixonada". Me identifiquei muito.
    Amei sua crítica, seu blog está muito lindo! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gloria,

      Fico feliz que tenha gostado do blog; sua visita será sempre bem vinda!

      Excluir
  9. oi cris li esse livro há muito tempo na minha adolescência
    e agora adoraria ler de novo ... pena que nao acho que pra vender e tambem é muito dificil achar ele em bibliotecas aqui em fortaleza! sera que vc poderia me mandar dizer onde vende? ou como conseguir ele? abraços

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. hum.... eu gostei mais nem tanto o melhor livro sobre a dolecencia é "o diario secreto de um adolecente" ai ele é tam bom tam maravilhoso de ler... ele é uma delicia de aventura ele é muito engraçado sei lá me encantou e creio q vai encantar vc tambem!!! proucure ai em alguma biblioteca q vc vai amar ler ele. nao é tirando onda mais ele é bom mesmo! olha esse aki tambem mais nao quanto o outro,sabe o outro é otimo!
      mais nao perca as esperanças um dia vc(autora do diario de um adolecente) chega lá.... no topooo dos livros mais legais!!! bjsss"""" de: duda:)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  11. ahahha esqueci de te dizer... seu blog tá muito lindo amei!!!! vc é muito inteligente e criativa! kkkk eu adorei a mensagem final" ler sempre mais e mais"kkkk muito legal.............. boa sorte em seu futuro de altora.
    hehehe mais eu ainda continuo com o (o diario de um adolecente)ler ele para vc ver ele é otimo nao estou mentindo!!!....... vou indicar minhas amigas a esse blog..amei seu blog querida!!! assinado :duda:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Duda,

      Eu já li O Diário secreto de um adolescente, na verdade muito antes de ler este livro; inclusive ele serviu de inspiração para os autores deste livro, e a apresentação do Diário de um adolescente hipocondríaco quem faz é o Adrian Molle, de O diário de um adolescente!

      Excluir
  12. AH OBRIGADA CRIS COMPAGNOINI POR ME ALERTA Q A APRESENTAÇAO DESSE LIVRO QUEM FAZ É O ADRIAN MOLLE!!!
    OBRIGADA MESMO É Q KUANDO EU LEIO UM LIVRO EU ME CONSENTRO NA HISTORIA E ACABO ME SURPRIENDENDO PELO OQ EU NAO LI.... OBRIGADA MESMO!

    BOA SORTE EM SUA CARREIRA"BJSS" ASSINADO:DUDA:)

    ResponderExcluir
  13. amei cris a sua capacidade de escrever vc escreve muito bem amei o livro!!!!! alis sou colega de duda:) foi ela quem me endicou esse blog. eu me diverti muito nesse livro ae... bjsss" assinado: adriana(drik)""" continue assim cris esperta e inteligente e com força de vontade para postar mais historias divertidas para nós!!!!

    ResponderExcluir
  14. nao gostei muito enjoado..... mais vc escreve super bem cris parabens" escreva historias mais interessantes" mais essa aki também é boa mais eu nao curti.....existi gosto para tudo nessa vida!!!! kkk é o q eu sempre digo! vc concorda???... mais """PARABENS""" eu nao curti mais espero q outras pessoas curtem...bbjim)))

    VANESSA AMARAL QUINTOS BRAL

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. ja tenho 22 mas esse foi o 1 livro que li tinha 12 nossa bom e engraçado demais kkkkk

    ResponderExcluir
  17. GENTE AMEI ESSE LIVRO MUITOO BOM MESMO QUEM AINDA NÃO LEU RECOMENDO LER,EU QUE NAOO SOU MUITO FÃ DE LIVRO ME APAIXONEI POR ESSE LIVRO MUITO BOM MESMO!!!
    PARABENS PARA QUEM ESCREVEU ELE!!

    ResponderExcluir
  18. ESPETACULAR ESTE LIVRO É ÓTIMO!!!! EU AMEI LER ELE!

    ResponderExcluir
  19. oi Cris..hoje tenho 29 anos..li este livro por volta dos meus 13 anos...foi um dos livros mais divertidos que li na epoca..rs..beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela, tbm me diverti muito lendo este livro, mesmo o lendo com quase 30! hehehehe
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  20. amei seu resumo usei para um trabalho!
    OBRIGADO!!

    ResponderExcluir
  21. Li este livro e ADOREI...

    ResponderExcluir
  22. Ainda vou ler mais deve ser bem legal ... amei o livro sobre a irmã dele Susie ... O diário de Susie

    ResponderExcluir
  23. Cris,li esse livro quando tinha 12 13 anos,me tirou inúmeras dúvidas era o amigo com quem eu podia contar,li ele inúmeras vezes.me divertia e aprendi bastante,principalmente sobre o significado de algumas palavras como hipocôndria e TPM,ótima fase da vida e ótimo livro recomendo a todos,inclusive quero comprar um exemplar pra deixar aqui para as futuras gerações.

    ResponderExcluir
  24. Amei o livro...Ele é muito interessante,aconselho muitas pessoas lerem...Vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  25. Esse livro é ótimo e eu o recomendo!Eu tenho 12 anos e li ele alguns meses atás,

    ResponderExcluir
  26. Livro muito bom! !! ! quandoeu li eu tinha ums 13 anos..Gostaria de ler novamente mas nao tenho o livro mais. .pois passei ele pra frente. .se tiver alguém de minas gerais q tenha o livro. ..deixe o comentário ai...sou de BH

    ResponderExcluir