12 fevereiro 2011

OS CIENTISTAS E SEUS EXPERIMENTOS DE ARROMBA
Cris Compagnoni dos Reis01:21 12 comentários


Creio que os leitores mais assíduos do blog já perceberam a minha “queda” por biografias, pois esse é um dos estilos literários que eu mais gosto de ler. Primeiro por que não é sobre qualquer um que se escreve uma, o biografado tem que ter feito algo importante, inovador, corajoso; algo que mereça entrar par a História e ser eternamente lembrado.

Nesse livro Dr. Mike Goldsmith não biografa um, mas nove dos mais importantes cientistas da História da humanidade, é muito conhecimento para um livro só. Como leitora sugiro que se leia aos poucos, ler compulsivamente um capítulo após outro como eu fiz, pode gerar uma overdose de informações na mente humana fazendo com que elas sejam absorvidas de forma superficial; mas está é uma tarefa muito, mas muito difícil mesmo, não consegui fechar o livro antes de chegar ao fim.

Essa é uma das características da Coleção Mortos de Fama, da qual faz parte OS CIENTISTAS E SEUS EXPERIMENTOS DE ARROMBA, o humor está sempre presente auxiliado por ilustrações divertidíssimas. E se o assunto em pauta é a história da ciência, aí não largo o livro mesmo; não que eu entenda disso, mas adoro ler a esse respeito, saber como certas idéias surgiram é algo que desperta e muito a minha curiosidade. 

Mas vamos aos cientistas:

  • Aristóteles e seus seres lunares

Aristóteles era um filósofo da Grécia Antiga, um daqueles que queriam explicar o mundo e o instrumento que tinha para fazer isso era o pensamento. Ele pensou bem e resolveu observar as coisas, insistia que as pessoas deveriam observar muito bem o mundo antes de tentar explicá-lo, e essa é uma regra fundamental da ciência.

Por isso, para muitos, Aristóteles é o primeiro cientista da História, pois ele *descobriu o que é ser um cientista, além de revolucionar a biologia a astronomia e a física.

E os seres lunares? Agora vem uma resposta legal: Para Aristóteles tudo que existe no mundo é feito de quatro elementos: água, ar, fogo e terra; e os seres vivos estão associados a esses elementos da seguinte forma: os peixes eram seres feitos de água, pois eram encontrados no mar e nos rios, as plantas seres feitos de terra, os animais e os pássaros feitos de ar porque eram encontrados no ar e no céu. E os seres feitos de fogo na certa só poderiam ser encontrados na Lua!

  • Galileu Galilei e seu sistema solar secreto

Aristóteles não era perfeito, mas seus escritos sobreviveram e de uma forma modificada tornaram-se parte da doutrina oficial da Igreja por séculos. Questionar Aristóteles não era como questionar a Bíblia, mas era tão perigoso quando na época de Galileu Galilei, a Renascença.

Mas Galileu não conseguia ficar quieto, e teve muitos problemas com a Igreja por causa disso. O que ele fez? Quando todo mundo acreditava que era o Sol que girava ao redor da Terra, ele insistia em afirmar que era a Terra que girava ao redor do Sol; não que ele estivesse errado, mas o silêncio lhe evitaria muitas encrencas.

Galileu Galilei assim como Aristóteles era um cientista que observava muito, mas para ele só a observação não bastava para se tirar conclusões, era necessário testar, experimentar. Com isso a ciência ganhou mais instrumento que possibilitou seu avanço.

A estrutura do sistema solar foi a mais famosa das duas *descobertas, mas não foi a única, entre elas estão: a lei do movimento, a lei do pêndulo, a lei da queda dos corpos e as luas de Júpter. Pois é, Galileu revolucionou a astronomia e a física e ainda fez aquela famosa experiência de jogar uma bola de ferro e um ovo de cima da Torre de Pizza (aquela que é inclinada), concluindo que os dois objetos chegam ao chão ao mesmo tempo independente do seu peso!

  • Isaac Newton e sua atração universal

Ah, o famoso cara da maçã que todo mundo conhece. Muito sobre ele pode ser lido em: ISAAC NEWTON E SUA MAÇA também da Coleção Mortos de Fama. Não me prolongarei falando sobre Newton aqui, mas acho que vale a pena ressaltar que foi ele quem “matematizou” a ciência. Pois os gregos pensavam, Aristóteles começou a observar, Galileu a experimentar e Isaac a equacionar.

Ele revolucionou a física, a matemática e a astronomia; *descobriu mais leis do movimento, a lei da gravitação universal (a famosa história da maçã), as leis da ótica e algo que atormenta todos os estudantes da área de ciências exatas: o cálculo infinitesimal, também conhecido como cálculo diferencial e integral.

  • Michael Faraday e suas experiências eletrizantes

Faraday adorava eletricidade, trabalhava como encadernador de livros o que lhe proporcionava acesso a estes, e interessou-se por um verbete da Enciclopédia Britânica sobre eletricidade, e construiu várias engenhocas elétricas.

Ele queria trabalhar em um laboratório científico e passar o dia fazendo experiências, mas foi desestimulado por um químico famosinho na época, Humphry, mas este acabou se acidentando e contratou Michael para trabalhar com ele, que aceitou na hora.

Faraday logo se destacou com seus experimentos explosivos e o patrão o direcionou para estudar vidros, creio que por medo de que o novato fizesse descobertas muito mais importante que as dele. O que aconteceu do mesmo jeito.

Humphry morreu e Faraday estava livre para largar o chato “projeto vidro” e trabalhar com o que quisesse. Então ele revolucionou a química e a física, descobrindo novos matérias, leis da eletricidade, motor e gerador elétrico e os campos de força.

  • Charles Darwin e seus monstros misteriosos

É o cara que revolucionou a biologia com a teoria da evolução natural. Viajou o mundo todo atrás de bichos para estudar e catalogar, esteve inclusive no Brasil, quando o navio da sua expedição passou pela América do Sul.

Darwin teve alguns problemas porque a teoria da evolução contradiz a bíblia, mas esse problemas não foram tão graves como os de Galileu Galilei. Agora algo que eu não imagina é que ele adorava minhocas, aquelas coisinhas nojentas, chegou a escrever um livro inteiro dedicado a elas.

  • Gregor Mendel e suas ervilhas com árvore genealógica

O famoso pai da genética que nasceu Johann e não Gregor, e tinha o estranho habito de ficar doente todas as vezes que as coisas não davam certo pra ele. E depois de passar muito tempo acamado resolveu ser monge, pois no mosteiro era o único lugar em que ele conseguiria estudar sem ter custos.

Ordenado monge recebeu o nome de Gregor e tornou-se professor de ciência do mosteiro, tinha um laboratório a sua disposição e como a igreja não permitia que se fizesse experiências com animais, ele começou a mexer com ervilhas. Porque ervilhas ninguém sabe, mas foi por causa delas que ele se tornou um morto de fama.

Mendel ficou em um impasse por que as suas descobertas não agradariam muito a Igreja, Igreja da qual ele fazia parte, mas os mosteiros eram autônomos e ele não teve muitos problemas. Ele revolucionou a biologia descobrindo uma nova área dessa ciência: a genética.

  • Louis Pauster e seu mundo de germes

Louis Pauster viveu em um tempo em que as pessoas viviam ameaçadas por doenças como gripe (das que matavam), varíola e cólera, e acreditava-se que elas aconteciam por castigo divino. Pauster não precisou fazer grandes sacrifícios como Mendel ou Faraday para estudar, mas ficou conhecido por não sorrir nunca, por motivo algum.

Ao de interessar pelo estudo dos germes, revolucionou a química e a biologia; descobriu a estereoquímica, a comprovação da teoria dos germes, a pausterização, e a prevenção da cólera, do antraz e da raiva. Grosseiramente pode se dizer que ele provou que a higiene pode salvar vidas!

  • Marie Curie e seus raios mortais

Aquela que literalmente deu a vida pela ciência. Não que eu seja feminista mas alguns fatos sobre Marie Curie merecem ser destacados: ela foi a primeira mulher a obter o grau de doutorado e a  ganhar um Prêmio Nobel, foi a primeira pessoa a ganhar o segundo Prêmio Nobel; a última alegria da sua vida foi ver uma de suas filhas ser a segunda mulher a ganhar o famosíssimo prêmio.

Ela revolucionou a física e descobriu dois novos elementos o rádio e o polônio (que assim foi batizado em homenagem a Polônia), morreu contaminada pela radiação desses elementos, não tinha idéia de que esse elementos eram radiativos e expôs a eles a vida inteira para realizar as suas experiências.

  • Albert Einstein e suas leis do tempo

Einstein é sem dúvida o cientista mais famoso de todos os tempos, ele revolucionou a física e a astronomia e suas descobertas foram: a teoria da relatividade, a teoria dos quanta e provou que os átomos existem. Mais sobre ele pode ser lido em ALBERT EINSTEIN E SEU UNIVERSO INFLÁVEL.

Tentei ser o mais sucinta possível, mas certas coisas não podiam ficar de fora e sinto por ter deixado outras. OS CIENTISTAS E SEUS EXPERIMENTOS DE ARROMBA é um livro incrível, informativo e cheio de curiosidades. Aprender pode ser muito divertido, só precisamos encontrar o livro certo!


*Desde a faculdade tenho sérios problemas com a palavra descoberta, quando um professor questionou se a Matemática foi descoberta ou inventada. Até hoje não sei a resposta, meu cérebro entra em parafuso toda vez que me ponho a refletir sobre o assunto tanto quanto a Matemática como em outras áreas da ciência.
Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

12 comentários :

  1. Adorei o pots gostei o modo que voce resumiu os principalmente de cada um. mais confeso me enterresei mais pelo Michael Faraday ate procurei informaçoes sobre ele muito interressante parabens pele post. bjoooo

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, adorei, esse site vai me ajudar muito nos estudos, pois no meu colégio estamos lendo o livro "os cientistas e seus experimentos de arromba". Pessoas como vc, deveriam criar sites sempre, porque não vale a pena criar um site que só tem bobagem. Mas esse daqui não, esse sim é um ótimo site, com informações ótimas tbm...

    ResponderExcluir
  3. Vc me ajudou bastante! Tive que fazer um trabalho em que deveria resumir este livro... Suas posts são incríveis! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. aaaaaaaaaaai muuuito obg, tenho prova desse livro amanhã, e esse resumo me ajudou bastante :)

    ResponderExcluir
  5. Estou com prova sobre este livro hoje rsrs o livro é muito bom :) show!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. adorei, vou ter prova desse livro e me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  7. Adorei vou ter prova essa quarta e me ajudou muito

    ResponderExcluir
  8. VOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU TEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEERRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR PROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA HHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIGGGGGGGGGGGGGGGGGGGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADDDDDDDDDDDDDDDDDDDDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  9. Me ajudou muito em um trabalho, so achei meio pequeno do Einsten

    ResponderExcluir