23 dezembro 2010

AS MELHORES DO ANALISTA DE BAGÉ
Cris Compagnoni dos Reis22:37 1 comentários

Todo leitor de Luis Fernando Verrisimo conhece esse personagem carismático que é o Analista de Bagé, se ainda não conhece eis a oportunidade perfeita, pois neste livro estão reunidas as suas melhores histórias e mais, todas em quadrinhos com desenhos de Edgar Vasques e o texto impagável de Verrisimo.

As histórias deste livro foram publicadas originalmente na revista Playboy entre junho de 1983 e outubro de 1990, com exceção de uma história inédita e outra publicada na revista Superinteressante. É um livro muito divertido, perfeito para se ler nesse período de férias, ainda mais em uma praia, já que não é uma leitura que exige concentração e as histórias são curtíssimas, na verdade são tiras.

Não é a toa que esse analista é encantador, principalmente para as mulheres deprimidas, oprimidas e alteradas, afinal ele é um cinqüentão charmoso e viril, além de saber que um bom chamego, de preferência no pelego pode cura qualquer neurose; e é essa a sua missão profissional.

O Analista de Bagé é um gaucho arrebatado, especialista no tratamento de frigidez feminina, ninfomania, ejaculação precoce, complexos variados – de Édipo, rejeição, ciúme ou inveja; enfim, todos os traumas que torturam seus pacientes, principalmente as mulheres, recebem de freudiano pouco ortodoxo, respostas rápidas e inesperadas.


Ri muito com esse gaúcho que não tem travas na língua e, muito rápido no gatilho, os atendimentos a domicílio são inimagináveis, foi a primeira vez que consegui olhar para a psicanálise por um ângulo cômico. Sem contar que ele é realmente dedicado em curar seus pacientes, tanto que para tratar das mulheres desconsoladas e aflitas oferece o seu próprio corpo, o que desagrada a sua secretária Lindaura.

Mas a vida não é só trabalho, algumas tiras mostram suas viagens de férias e alguns congressos de psicanálise, e em qualquer situação que o personagem se encontre, Luis Fernando Veríssimo consegue fazer com que o leitor dê boas risadas, dá pra entender por que o Analista de Bagé se tornou um personagem clássico do humor brasileiro.

Até mesmo que não gosta de ler encara histórias em quadrinhos numa boa, e se o livro é recheado de humor melhor, aposto que AS MELHORES DO ANALISTA DE BAGÉ arrancará gargalhadas daquelas pessoas que vivem dizendo: “eu não gosto de ler”, bom, elas não sabem o que estão perdendo! 
Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

Um comentário :

  1. em 2011, continue firme com o blog !!!!!! eu visito sempre....e espero também sua visita ! http://migre.me/3fv2D

    ResponderExcluir