03 novembro 2010

PONTO DE IMPACTO
Cris Compagnoni dos Reis10:41 6 comentários

Resisti até onde pude para escrever sobre os livros do Dan Brown, tenho uma opinião muito peculiar sobre as histórias dele, mas primeiramente vou falar de cada livro e depois escrevo um post sobre as obras dele de modo geral.

PONTO DE IMPACTO não é o livro mais famoso e nem o mais vendido do autor, porém é o meu preferido. A idéia central da história é genial; e mesclar ficção científica com questões políticas imprime a idéia de que é tudo real, não existe ficção, pois Dan Brown usa da simplicidade e da lógica fazendo com que o leitor acredite na possibilidade de acontecer fora da história o que está acontecendo dentro dela.

A trama se desenvolve partindo da disputa pela presidência dos EUA pelo atual presidente Heyner e o seu adversário, o senador Sedgewick Sexton. E o principal ponto de discórdia entre as campanhas eleitorais é a NASA pois para o senador o gasto da agência é exorbitante pelo baixo índice de sucesso que ela obtêm.  Já o atual presidente Zack Herney, acredita na NASA e no poder que ela confere ao país com suas pesquisas.


Quando tudo indica que o senador vai ganhar esta eleição pois a população passou a ver a NASA com outros olhos, a descoberta de um meteorito na plataforma de gelo milne no hemisfério norte, de aproximadamente 190 milhões de anos que comprova a existência de vida no espaço, faz com que o jogo vire.

Para dar credibilidade a descoberta sem margens de refutação, o presidente convoca cinco civis para estudarem o meteorito e comprovarem sua legitimidade: três cientistas, altamente credenciados cada um na sua especialidade, Mike Tolland, um oceanógrafo apresentador de programa científico, documentário semanal de alto índice de audiência e Raquel Sexton, uma depuradora do NRO (responsável por elaborar relatórios para a Casa Branca de todos os assuntos que qualificar como importantes) que estrategicamente foi chamada por ser filha do senador Sexton, rival do presidente.

Depois de todos darem seu aval e concordarem que é a descoberta do século, o presidente vai a público em cadeia nacional e emociona todos os americanos. O problema é que surgiu uma dúvida entre os civis e quando eles vão á fundo para tentar desvendá-la, começam á ser caçados e assassinados, passam por maus lençóis mas três deles conseguem sobreviver, dentre os quais está a filha do senador.

É uma leitura eletrizante, cheia de adrenalina, daquelas em que não conseguimos largar mais o livro, pois precisamos saber com urgência o que é que vai acontecer e, estamos sempre nos surpreendendo com o rumo que a história vai tomando.

Bom, eu sou daquele tipo de leitora que mergulha na história, eu torço pelos personagens, sofro junto com eles, choro, me alegro, me emociono e, com PONTO DE IMPACTO eu me aventurava junto com Raquel e Mike tanto que li o livro em um só dia me deixando levar por aquele ritmo de leitura alucinante que Dan Brown sempre desperta. Sem contar que sou muito curiosa, eu não ia conseguir dormir sem saber como é que essa história ia acabar!
Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

6 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Amor Adorei esse Post. Achei o mais Interessante do últimos Posts, Pelo fato de adorar temas de ficção/realidade (Principalmente Envolvendo NASA) e esse livro se retrata essa tema fiquei com muita vontade de ler ele.

    Ps1. Parabéns Pelo Blog esta muito bem Escrito, Atualizado e muito envolvente tanto de fazer um leitor não assíduo ( para não dizer um não leitor ) como eu querer ler através desses posts isso graças sua dedicação empenho e amor pela literatura e pelo o que você faz. Meus mais sinceros parabéns e muito sucesso.

    Ps2. Amo-te

    Att. Jorge

    ResponderExcluir
  3. Esse livroo é muuito bom ++ Dan Brown é muiiito fodaa! KKK :DD adorei o post, beijo Cris :*

    ResponderExcluir
  4. Achei interressante como Dan Brown tratou da vida em outros planetas com cetissísmo, até o grande climax do livro, quando a vida em outros planetas é considerada possível e provada pelo meteoro da base polar. É igualmente impressionante a capacidade de Dan Brown em conseguir aliar os fatos fictícios de seu(s) livro(s) com a realidade atual, fazendo com que o leitor consiga trazer a leitura a niveis da sua realidade, fazendo com que,assim como em "o último templário"(de Raymond Khoury),o leitor não consiga destinguir os fatos do livro, de sua realidade.
    Parabéns pelo seu Blog, é informativo,organizado e conta com avaliações de grandes títulos.

    ResponderExcluir
  5. Ei, Você não responde comentários ? Seria interessante isso, pois daria um feedback com os leitores do blog .

    ResponderExcluir
  6. Olá "Anônimo",
    Respondo aos comentários sim, só que nos últimos dias deixei o blog abandonado porque viajei, porém agora estou de volta.
    Fico feliz que tenha gostado do blog, e o livro "O último templario" também já foi postado aqui, realmente é um estilo muito parecido com o do Dan Brown, assim como James Rollins.

    Cris

    ResponderExcluir