04 novembro 2010

FORTALEZA DIGITAL
Cris Compagnoni dos Reis14:55 0 comentários

E dando seqüência as obras do Dan Brown eis mais uma aventura recheada de ficção científica, FORTALEZA DIGITAL é uma viagem pelo mundo da criptografia e faz uso dos mistérios dessa ciência para prender o leitor em um mundo que ele já mais imaginou existir; e despertar a crença de que este mundo realmente exista.

O livro conta a história da criptografa Susan e o seu namorado: professor David. Susan trabalhava na NSA (Agencia de Segurança Nacional), que construiu um supercomputador, o TRANSLTR capaz de decodificar qualquer mensagem criptografada, porém este computador é mantido em segredo e opera de maneira independente e, acima de qualquer legislação.

Quando o TRANSLTR foi construído, um dos criptografos mais talentosos da NSA Ensei Tankado, pois não concordava com a construção do mesmo, e agora, anos depois, Tankado disponibiliza para download na internet um novo algoritmo de criptografia, criado por ele, com uma cadeia de caracteres mutantes que, segundo ele, era inquebrável, nem mesmo o TRANSLTR seria capaz de decifrá-lo.


A intenção de Ensei é leiloar a chave do seu algoritmo batizado de Fortaleza Digital, mas ele é misteriosamente assassinado na Espanha. Strathmore, um dos chefes da NSA, não admite que o seu supercomputador não decifre esse algoritmo e depois de tentar pos 16 horas interruptas chama Susan para que ela quebre o Fortaleza Digital.

A princípio, confesso que não entendi por que Strathmore liga para David e força-o a ir para a Espanha investigar a morte de Tankado, ainda o impede de contar para Susan o porquê do cancelamento da tão esperada viagem de férias de ambos, pois David não têm relação nenhuma com criptografia e muito menos com a NSA, a não ser o fato de namorar com Susan.

Durante a sua investigação David vai se envolvendo cada vez mais em uma série de acontecimentos intrigantes e perigosos e acaba sendo perseguido por um assassino profissional por ter descoberto coisas de mais. Enquanto Susan se depara com muitos fatos suspeitos a respeito de Tankado e Strathmore.

Mesmo longe um do outro, David e Susan se envolvem na mesma alucinante aventura cheia de descobertas perigosas que não se faz a menor idéia de onde vai parar, muito menos se eles ainda conseguirão se reencontrar. É como se de repente a vida de ambos vira-se de cabeça pra baixo e, toda e qualquer ação ou pensamento pudesse lhes custar a vida.

FORTALEZA DIGITAL é uma daqueles livros que não conseguimos largar antes de saber o final, e eu, aguçada pela minha imponente curiosidade li em apenas um dia. É uma leitura alucinante, de linguagem simples apesar dos termos técnicos de criptografia, e saber um pouco mais sobre essa ciência através de uma aventura como essa foi bom de mais!  
Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

0 comentários

Postar um comentário