11 setembro 2010

PERCY JACKSON E OS OLIMPIANOS
Cris Compagnoni dos Reis20:57 2 comentários




A saga é composta por cinco livros: O LADRÃO DE RAIOS, O MAR DE MONSTROS, A MALDIÇÃO DO TITÃ, A BATALHA DO LABIRINTO e O ÚLTIMO OLIMPIANO; tudo começa quando o protagonista Percy Jackson aos 12 anos de idade se descobre um semi-deus, filho de Poseidon.






Apesar das histórias serem completamente baseadas na mitologia grega, elas não ocorrem na Grécia antiga, mas na Nova York atual, é como se os deuses gregos ainda tivessem domínio da humanidade (se é que um dia tiveram) faz sentido se considerarmos o fato de serem imortais; porém o Monte Olimpo não está mais na Grécia e sim sobre o Empire State o “centro do poder mundial”.






As histórias dos cinco livros giram em torno de uma profecia, esta dizia que o filho de um dos deuses grandes (Zeus, Poseidon e Hades) com uma mortal, ao completar 16 anos escolheria o Olimpo preservar ou arrasar. Acontece que por causa da profecia esses três deuses fizeram um pacto de não ter mais filhos com mortais, porem o pacto não fui cumprido e então a existência do Olimpo passa depender da escolha desse herói (todo semi-deus é tido como herói), e Percy é o principal suspeito de ser o herói a quem a profecia se refere.







Jackson passa por muitas aventuras, conhece um mundo que até então lhe era desconhecido, enfrenta monstros, maldições, torna-se um guerreiro, é uma leitura interessante, em alguns pontos chega a ser bem emocionante, têm aquele “que” de romance na relação de Percy com Anabeth, singelo como todo primeiro amor.






Passei horas legais conhecendo as aventuras desse jovem herói, mas são histórias voltadas para o público infanto-juvenil, o que não tira o mérito de Rick Riordan, pois são muito legais, mas sinceramente eu prefiro as histórias originais da mitologia onde pra ser herói um semi-deus tinha que ser como Hércules, e os mortais não eram enganados por uma “névoa”, eles viam a realidade!

Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

2 comentários :

  1. Oi de novo Hehehe, eu ganhei de natal o Ladrão de Raios e o Mar de Monstros e achei maravilhoso, apesar de ter dada uma preguiça tremenda no começo do Mar de Monstros e a historia do Grover comprando um vestido de noiva, mas vou comprar os outros e depois falo o que eu achei, mas acho que vai continuar sendo maravilhoso ou perfeitamente perfeito já que adoro todo quanto é livro de mitologia ^^

    ResponderExcluir
  2. Ola! Tambem adoro a serie. Tenho todos os livros e estou lendo a continuação Herois do Olimpo.

    ResponderExcluir