03 setembro 2010

O DIÁRIO SECRETO DE UM ADOLESCENTE
Cris Compagnoni dos Reis11:29 14 comentários


Ler diários é invadir a intimidade do seu autor, conhece-lo a fundo, e é isso que Sue Townsend nos convida a fazer com esse livro, descobrir como funciona a mente de Adrian Mole.

Adrian é um típico adolescente britânico dos anos 80 e o livro é em formato de diário mesmo, daqueles em que cada acontecimento narrado é sucedido por uma data. Townsend mostra com maestria como a adolescência pode ser uma fase divertida; mas apenas pra quem é espectador!

O fato é que esse é um dos livros que mais me fez dar risadas, Adrian é ingênuo, não percebe nada do que acontece a sua volta, mesmo registrando tudo no seu diário. E a convivência dele com a esperta Pandora gera situações extremamente cômicas.

Uma destas situações é quando Adrian vai pra a escola com meias vermelhas, pois a sua mãe não lavou a roupa suja e ele não têm meias brancas (que fazem parte do uniforme) limpas; quando ele leva uma bronca da direção em público Pandora se aproveita do acontecido e cria a revolução das meias pois crê que todos têm o direito de usar meias da cor que preferir. Mole embarca na onda de Pandora e se torna o símbolo da inusitada revolução.


A relação de Adrian com os pais é um capítulo à parte, assim como o pai ele vê evidências de que a mãe tem um caso com o visinho, mas nenhum dos dois enxerga o que acontece, o humor aí impregnado é por que ele escreve essas evidências no seu diário e nem assim se toca do que está ocorrendo dentro da sua casa!

O DIÁRIO SECRETO DE UM ADOLESCENTE retrata da forma mais divertida a adolescência, os pais, os professores e a sociedade como um todo. E quando se trata de problemas de adolescentes, espinhas não são nem o começo!
Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

14 comentários :

  1. Olá, se alguém puder me ajudar, fico muito grata! rs, preciso saber quais são os personagens que são citados no livro.. é para um trabalho! Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá Isabela, o protagonista do livro é o Adrian Mole, seu melhor amigo é o Nigel e a menina pela qual Adrian tem uma paixão platônica é a Pandora.
    O vizinho é o Sr. Lucas, a Srª Bull é a professora. Os nomes dos pais de Adrian não são citados no livro.
    Espero ter ajudado,

    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom , eu estou lendo esse livro , o nome do Pai do Adrian é George , e a da mãe dele Pauline ; tem o Sr. Cherry , o menino qie sempre o ameaça pedindo seu dinheiro é o Barry Kent , o senhor que ele está cuidando é o Bert Baxter , tem o Srº e a Srª Lucas , o resto ta no livro

      Excluir
    2. Bom , eu estou lendo esse livro , o nome do Pai do Adrian é George , e a da mãe dele Pauline ; tem o Sr. Cherry , o menino qie sempre o ameaça pedindo seu dinheiro é o Barry Kent , o senhor que ele está cuidando é o Bert Baxter , tem o Srº e a Srª Lucas , o resto ta no livro

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Cris ajudou sim! Muito obrigada... bj

    ResponderExcluir
  4. como faço para ter todas as páginas desse livro copiando elas pelo computador e colando-as no meu microsoft word?

    ResponderExcluir
  5. Creio que fazer o download do livro é a melhor solução!

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe o link de download desse livro?

    ResponderExcluir
  7. Me mandem o link do download desse livro?

    ResponderExcluir
  8. Obrigada obrigada obrigada... passei 2 anos procurando por essas referencias... achei o livro que marcou minha quase adolescencia... agora posso comprá-lo. *o*

    ResponderExcluir
  9. Rs ' estou lendo esse livro , ele é mesmo muito bom ! A adolecencia de Adrian não está sendo nada facil ; mais eu tenho que ver oque vai acontecer dps ! Eu ja estou em 17 de Abriu , ainda tem mt coisa pra ser lido (: Mais esse livro é demais !!!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir