21 setembro 2010

CORALINE
Cris Compagnoni dos Reis16:14 2 comentários





Esta é pra ser uma história infanto-juvenil, e como tal é classificada; porém se eu fosse a responsável por classificar os livros com certeza não o enquadraria nesta classificação, tudo bem que eu não gosto muito de histórias de terror, nem filmes desse gênero eu assisto, mas eu li CORALINE do escritor britânico Neil Gaiman, e fiquei com muito medo!


Ela é uma menina extremamente corajosa, desbravadora como gosta de definir, e por isso, admirável. Coraline se muda com os pais, ambos jornalistas de uma revista de jardinagem, para um  apartamento em um prédio antigo; na verdade um casarão que fora dividido em vário apartamentos.

Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, e isso deixa a menina muito irritada, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração; e Coraline que não recebe muita atenção dos pais por estes estarem sempre com muito trabalho, está sempre procurando conhecer cada cantinho desse lugar estranho onde foi morar.


Em uma tarde chuvosa, consegue abrir uma porta na sala de visitas de casa que sempre estivera trancada e descobre um caminho para um misterioso apartamento 'vazio' no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus 'outros' pais. Na verdade, aquele parece ser um 'outro' completo mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado.

Neste novo mundo Coraline têm pais atenciosos, uma vida divertida, tudo que ela sempre quis, a única coisa estranha é que as pessoas deste mundo têm botões no ligar dos olhos. Até que um dia a sua ‘outra mãe’ lhe faz uma proposta: para ficar lá para sempre ela tem que deixar pregar botões no lugar dos seus olhos. A menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.

Coraline prova toda a sua coragem nessa aventura assustadora, aventura essa que foi levada para o cinema com o nome “Coraline e o Mundo Secreto” sendo indicada ao Oscar de melhor animação em 2009. Ainda não tive a oportunidade de conferir, porém pretendo fazê-lo logo! 
Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

2 comentários :