14 julho 2010

O CHUPA-TINTA
Cris Compagnoni dos Reis14:16 10 comentários


-->
E cá estou eu de novo falando de literatura infanto-juvenil, o que acontece é que existem histórias que têm que ser lidas, e porque não ler agora já que não li quando criança?

O CHUPA-TINTA é uma dessas histórias, ainda mais na época atual em que existe uma febre adolescente em torno de “vampiros do bem” creio que esse personagem é digamos, um parente bem distante destes vampiros, já que a sua sede não é de sangue.

Tudo começa com Odilon, um menino que ajuda o pai em sua livraria, mas não gosta nenhum pouco de ler (já começou bem, já que adoro histórias que envolvem livros). O que Odilon mais faz é observar os clientes da livraria, até que um dia surgiu por lá um cara muito estranho.


Depois de escolher um livro, esse cliente tirou um canudinho do bolso e através deste chupa toda a tinta do livro; assim que ele sai da livraria Odilon vai até o livro que o Chupa-Tinta estava manuseando e vê que o que sobrou dele foram apenas páginas em branco.
Quando o Chupa-Tinta aparece na livraria novamente, Odilon espera que ele saia e o segue, descobre que ele mora em um túnel secreto do cemitério, se alimenta de histórias, é uma espécie de vampiro.

É muita imaginação dos autores Eric Sanvoisin e Martin Matje eu sei, mas acho que é de histórias assim que as crianças precisam. O que eu achei mais legal não é simplesmente o fato de alimentar de histórias, mas quando ele relata que ao fazer isso é como se ele lesse os livros, ele sente todas as emoções dos personagens, é como se ele próprio vivesse todas aquelas aventuras. É aí que está à magia da leitura, em uma história simples e feita pra crianças.
Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

10 comentários :

  1. EU ainda nao consegui ler esse livro mais achei varias criticas desse livro e uma literatura infanto junevil interssante pelo que pode apura da historia de um menino de nao gosta de livro e atravez de um misterio o Chupa-Tinta acaba se rodeando de livros por todo lugar ao chegar no ponto de dar nomes a eles. gostei da sua preve introducao da historia esse esta na lista do eu vo ler. bju amor

    Ass Jorge A mascote

    ResponderExcluir
  2. que site eu posso ler este livro inteiro?

    ResponderExcluir
  3. Respondendo...
    Tive acesso ao livro impresso, nunca o procurei na internet.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. EU GOSTARIA QUE ALGUÉM QUE SABE SOBRE ESSE LIVRO DEIXE UM RESUMO BLZ OBGDA

    ResponderExcluir
  6. quais são os personagens do livro?

    ResponderExcluir
  7. meu nome é Natan eu li o chupa tinta e ele é estranho tem 34 pagina o cara é como um vampiro dos livros e bem chato po kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. adooorei o livro muito enteresante,cheio de criticas mais bom!

    ResponderExcluir