05 julho 2010

O CAÇADOR DE PIPAS
Cris Compagnoni dos Reis13:48 2 comentários


-->

Nesse livro Khaled Hosseini conta a história de Amir, um afegão há muito imigrado para os Estados Unidos, que se vê obrigado a acertar as contas com o passado e retorna ao seu país de origem. Mas o Afeganistão que Amir encontra não é o mesmo que ele deixou na infância, é um país devastado pela guerra.
O ponto de partida do livro é a infância do protagonista, quando Cabul ainda não era a capital do país que foi invadido pela União Soviética, dominado pelos talibãs e subjugado pelos Estados Unidos. O drama do país segue paralelamente ao drama de Amir, ele carrega a culpa por não ter feito nada para ajudar o seu irmão Hassan.
Mas ele não tinha conhecimento de que Hassan era seu irmão, tudo o que ele sabia era que Hassan era filho do empregado de seu pai. Os dois meninos foram criados juntos, sendo que cada um de acordo com a sua posição dentro da casa, o filho do empregado e o filho do patrão.
Amir sempre teve necessidade de se sentir superior a Hassan, e fazia isso humilhando o irmão, mentindo para se sobressair sempre, enquanto o pobre Hassan vê em Amir um amigo leal, faz de tudo para agrada-lo, para protege-lo.
È uma história muito triste e que, apesar de ser ficção, parece ser muito real, creio que isso se deva a riqueza de detalhes descritos no livro, principalmente o que se refere aos acontecimentos históricos que influenciam o decorrer da narrativa.


Assim como em A CIDADE DO SOL, Khaled Hosseini consegiu me emocionar também em O CAÇADOR DE PIPAS, e faz deste um livro que têm que ser lido. O filme homônino ainda não vi, mas sendo insperado neste livro não deve ser ruim.
Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

2 comentários :

  1. ó eu fuçando aki denovo!!!! essa é uma leitura altamente recomendavél, confesso que entre os dois eu gostei mais de cidade do sol, talvez por ter assistido o caçador de pipas antes de ler!!! mas os dois me fizeram chorar!!!! aposto q vc tb né cris?

    ResponderExcluir
  2. rafagallas - muito bom esse livro........fiquei muito angustiado durante toda a leitura, mas não via a hora de terminar.......recomendo tamb[em !!

    ResponderExcluir