30 julho 2010

COMÉDIAS PARA SE LER NA ESCOLA
Cris Compagnoni dos Reis09:53 2 comentários


-->
Tudo bem eu confesso, não gosto de ler contos e crônicas, mas para Luis Fernando Veríssimo eu abro uma exceção; as histórias dele são remédios infalíveis contra o mal-humor.

Este livro reúne algumas crônicas selecionadas por Ana Maria Machado que permitem ao leitor mergulhar no universo das histórias e personagens de Veríssimo; e ele sabe mesmo brincar com as palavras, a crônica “Sexa” é o mais divertido exemplo disso. Nesta o menino questiona os pais sobre o feminino do sexo e consegue confundi-los completamente com a sua lógica vocabular.

No texto de abertura do livro, Ana Maria Machado observa: "Depois de ler este livro, duvido que algum jovem ainda seja capaz de dizer, sinceramente, que não curte ler”. E não têm mesmo como não curtir, o jogo de palavras apresentado nas crônicas “Palavreado”, “Jargão”, “O ator” e “Siglas” é simplesmente, genial.
O livro aborda temas variados em suas histórias. Têm personagens de todas as idades e com todas as variações possíveis de personalidades e ‘tipos’. E para nos fazer rir, Veríssimo abusa de comédias de erro ("O Homem Trocado", "Suflê de Chuchu" e "Sozinhos"); pequenas fábulas, com moral não explícita ("A Novata", "Hábito Nacional" e "Pode Acontecer"); memórias ("Adolescência", "A Bola" e "História Estranha"); e abordagens originais de temas recorrentes ("Da Timidez", "Fobias" e "ABC”).

E não é a toa que Luis Fernando Veríssimo conquistou a fama de ‘mestre do humor’, até a pessoa mais ranzinza esboça um pequeno sorriso que seja ao concluir a leitura de uma das suas histórias. E aquela que já é naturalmente risonha, acabar-se-á em gargalhadas.
Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

2 comentários :

  1. Luiz Fernando Verissimo , nunca tinha pensado em ler gostei da descriçao do livro
    Bjo amor

    Att Jorge

    ResponderExcluir
  2. Para quem, assim como eu, adora ler é sempre muito bom encontrar espaços com dicas interessantes de livros e resenhas bem elaboradas sobre o mesmo.
    Adoro o ponto de vista realista e irônico do humor do Veríssimo e esse livro acabou me interessando muito, irei ler com certeza. Apesar de ter me decepcionado com o livro O Clube dos Anjos, acredito que esse irá mostrar exatamente o que fez o Veríssimo tão conhecido, o humor.
    Parabéns pelo blog.
    Lu.

    ResponderExcluir