30 junho 2010

OUTSIDERS – VIDAS SEM RUMO
Cris Compagnoni dos Reis10:54 4 comentários


-->

Esse é um dos livros que me fez chorar, essa leitura foi tão envolvente que não conseguia largar o livro, o li todo em um só dia, senti uma necessidade alucinante de conhecer o destino de Ponyboy que não consegui fazer mais nada alem de ler.
Ponyboy Curtis é o caçula de três irmãos, Darrel Curtis o mais velho e Sodapop Curtis o irmão do meio. Os pais dos meninos são falecidos por causa de um acidente de carro e Darrel que já é maior de idade têm a guarda dos irmãos; mas para continuar juntos os três órfãos têm que evitar se meter em confusões.
O que fica muito difícil visto a realidade que os cercam, eles moram no subúrbio da pequena cidade de Tulsa, Oklahoma, e para os jovens do início da década de setenta a cidade está é dividida em duas gangues os Socs, que são os “ricaços”, e os Greasers que são os pobres descendes de mexicanos, que amargam empregos em postos de gasolina e sofrem com a perseguição da polícia. É a esse segundo grupo que os Curtis pertencem.

Susan E. Hilton chocou a sociedade ao escrever esse livro, pois retratou sem pudor algum o mundo cheio de brigas, cigarros e bebidas em que esses jovens lutavam para sobreviver e se manterem unidos. Esse é um livro escrito por uma jovem e voltado para os jovens, OUTSIDERS foi publicado quando a escritora tinha 17 anos de idade, transformou-se logo em um sucesso e continua a ser o romance para adolescentes mais vendido da história.
É uma história dentro de outra história, vista pela ótica de Poniboy, um amante de poesia e “... E o Vento Levou". Eles tentam vencer e amadurecer enfrentando os ricos, mas nem tudo acontece como eles planejam; a situação vai ficando cada vez mais fora de controle e sem saída.
Sei que existe o filme homônimo, é de 1983, mas nunca assisti, e apenas não o fiz porquê não o encontrei; ouvi falar que é muito bom e retrata o livro de forma bem realista. Ainda não desisti de vê-lo.

Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

4 comentários :

  1. Ola Cris muito bom o post. Nao tive Oportunidade de ler o livro mais ja assisti o filma eras atraz apesar de ser um livro/filme com mais de 20 anos e aparenta ser tao atual.Bju Cris

    Marcelo A. Bastos

    ResponderExcluir
  2. alguem sabe onde baixar o livro

    ResponderExcluir
  3. Ah, hoje aproveitando minha ultima sexta de férias fui dar uma olhada nos livros esquecidos na minha estante, (que infelizmente tem dado lugar aos volumosos xerox de antropologia cultural dos índios americanos, política dos países escandinavos do leste, e outras leituras "agradáveis" kk) e achei o meu Outsiders, aí como o bom filho a casa torna, vim aqui, pra rever a sua opinião sobre ele, só pra matar a saudade mesmo né.
    beijo :*

    ResponderExcluir
  4. Eu recomendo.O melhor livro (e um dos unicos)que ja lí na minha vida!

    ResponderExcluir