23 junho 2010

ISAAC NEWTON E SUA MAÇÃ
Cris Compagnoni dos Reis15:38 4 comentários


-->

Essa é a biografia mais engraçada que já li na minha vida! Não que Isaac Newton tenha sido um cara engraçado, isso ele não foi mesmo, não tinha o menor senso de humor, mas a forma como sua vida foi descrita nesse livro é recheada de cenas cômicas.
Todo mundo sabe que Newton foi aquele físico inglês que viveu há trezentos anos e que depois de levar uma maçãzada na cabeça enquanto descansava à sombra de uma macieira descobriu a Lei da Gravidade. Na verdade o trabalho dele vai muito além dessa Lei, mas não é de Física e nem de Matemática que o livro fala, e sim da vida desse ser humano estranho.
É, Isaac Newton era muito estranho, primeiros que ele era extremamente curioso (a ponto de ser perguntar por que a maçã caiu) e não media esforços para descobrir o porquê das coisas; chegou a enfiar arames dentro do seu próprio olho afim de fazer experiências de óptica geométrica.
O cara não tinha amigos, não se dava com ninguém da sua família, era odiado por quase todos que conviviam com ele. Era oportunista, invejoso e não conhecia ética alguma. Dizem as más línguas que usava de seu cargo para não deixar que se publicassem estudos de outros na mesma área que ele publicava.

Mas tudo bem, ele podia, ele era um gênio e com todas as suas excentricidades, como KJARTAN POSKITT e PHILIP REEVE escreveram nessa divertidíssima biografia da coleção (preciso citar aqui o nome por que achei genial) Mortos de Fama, que sempre une biografias de personalidades históricas a um humor singular.
Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

4 comentários :

  1. li faz algum tempo esse livro e amei de paixão...ri muito...ele e d++

    ResponderExcluir
  2. De fato, este livro é sensacional, além do mais, aborda um contexto diferenciado a respeito deste ser fantástico que fora Isaac Newton...
    Muito obrigada, por tais conhecimentos que pude ter deste extremo e maravilhoso Sir Isaac Newton...

    ResponderExcluir
  3. Olá Cris,
    Para incrementar um pouco mais a lista de excentricidades de Newton, veja este post:
    http://obaricentrodamente.blogspot.com/2009/06/estava-folheando-alguns-livros-e.html
    Parabéns pelo blog!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Li ele! é muito engraçado mesmo...além do Newtinho o livro fala sobre outros caras tbm como: Galileu e outros.

    ResponderExcluir