28 junho 2010

FORREST GUMP
Cris Compagnoni dos Reis10:33 1 comentários



-->

FORREST GUMP é com certeza um dos livros mais engraçados que já li, a história é muito boa, tanto que sua adaptação para o cinema, sob o mesmo título, rendeu treze indicações para o Oscar e levou o prêmio em seis delas.

Assim fica impossível não comparar o livro com o filme homônimo, e notei uma diferença que pode ser considerada pequena ou gigante simultaneamente; já que nas telonas pode se ver um drama, a triste história de um homem que têm o Q.I. muito abaixo da média e por toda a sua vida foi motivo de zombarias. Enquanto as páginas do livro divertem o leitor com uma narrativa cômica irresistível sendo que os acontecimentos na vida do protagonista são os mesmos no livro e no filme.


Ao relatar essa história Winston Groom passa pela recente história norte americana, como a guerra do Vietnã. Essa é uma história em que acontece muita coisa, o autor não é nada detalhista, vai sempre direto ao ponto e é extremamente sucinto, o que faz com que tudo aconteça muito rápido, lógico que isso também depende do ritmo de leitura de cada um.

O que gostei é que o livro não tem toda aquela dramaticidade do filme, Forrest não se vê excluído da sociedade, ele simplesmente não liga para o preconceito dirigido à ele, é alguém que têm alegrias e tristezas como qualquer pessoa, e parece que têm consciência de que vive mais feliz quem vê o lado cômico e não o lado trágico das coisas.
Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

Um comentário :