07 junho 2010

ANA E PEDRO – CARTAS
Cris Compagnoni dos Reis15:14 12 comentários




Mais um livro de literatura infanto-juvenil que li depois de adulta e adorei, essa história tem uma atmosfera encantadora além de passar a impressão de que estamos invadindo a privacidade dos personagens, coisa que todo mundo gosta de fazer, mesmo que seja só por curiosidade.

Essa sensação se dá por que o livro é escrito como se fosse a troca de correspondências entre Ana, que gosta de ler, de ir ao cinema e de estar à beira-mar e Pedro, que é de Belo Horizonte, gosta de futebol, escreve poesias e ama montanhas. O livro é de Vivina de Assis Viana e Ronald Claver, sendo que ela escreve as cartas da Ana e ele as do Pedro.


É uma amiga de Ana que conhece Pedro durante as férias de ambos, e dá a ela o endereço do menino e Ana dá inicio a uma troca de cartas, livros, poesias, ternura. Eles se correspondem por um ano e a vontade de se conhecerem aumenta a cada carta.

É uma história singela, mostra a expectativa dos personagens na espera das cartas um do outro, mostra o nascimento da cumplicidade e da confiança entre ambos, e termina deixando no ar um relacionamento entre dois adolescentes que, pelo menos na minha imaginação, foram felizes para sempre.
Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

12 comentários :

  1. como termina a historia ? eles se conhecem pessoalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é da sua conta indiota!

      Excluir
    2. Menina vai cuidar da sua vida!

      Excluir
    3. Na verdade o final é você quem monta, este livro estimula a imaginação. O meu final é feliz e o seu?

      Excluir
  2. amo esse livro, um dos melhores que eu já li...

    ResponderExcluir
  3. Acheii este livro muito chato eu so li porque era pra um trabalho de escola!

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkks eu também a final eles não se conheceram agora vou ter que faze um resumo sobre esse livro afff que merda

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu achei o livro até que bem interessante...

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é ótimo, acho que nos mostra bastante formas diferentes de ver as coisas

    ResponderExcluir
  7. Tem um pequeno trecho que está errado no 3º parágrafo pois, na realidade, Malu era uma amiga de Pedro que conheceu Ana em suas férias!!
    Eu tenho treze anos e li este livro, que é uma literatura fascinante, e prestando atenção nos mínimos detalhes você nota todo o rumor da história e mesmo sem ler uma segunda vez você distingue o que é correto e o que é errado!!

    ResponderExcluir