31 maio 2010

O FANTÁSTICO MISTÉRIO DE FEIURINHA
Cris Compagnoni dos Reis15:39 2 comentários


Esse é o conto de fadas mais incrível que já li, uma história que me encantou profundamente, mesmo conhecendo-a já em idade adulta. Pedro Bandeira foi simplesmente genial ao escrever esta história, que se encontra no topo da lista de melhores da literatura infantil.

Em uma entrevista, Pedro Bandeira afirmou que sempre foi admirador dos autores de contos de fadas, como os irmãos Grinn e Andersen, e sonhava em escrever algo quem pertencesse a esse universo mágico. Ele conseguiu, e com certou louvor, pois conseguiu inserir na sua história as heroínas dos seus ídolos com uma dose de humor cativante.

O que chama a atenção inicialmente nessa história é que ela é uma “pré-história”, já que o capítulo 1 está no final do livro, O FANTÁSTICO MISTÉRIO DE FEIURINHA tem o seu ponta-pé inicial com a seguinte explicação: personagens como Cinderela, Rapunzel, Bela Adormecida, Branca de Neve, Bela, entre outras, finalizaram as suas histórias casando com o Príncipe Encantado e sendo feliz para sempre. Bom, os príncipes eram todos irmão, assim sendo as moças se tornando princesas tornam-se também concunhadas, e o livro começa vinte e cinco anos depois do “foram felizes para sempre”, ou seja todos prestes a comemorar as bodas de prata, á não ser por Chapeuzinho Vermelho, que como não tinha príncipe em sua história, é a solteirona da turma.


Em uma reunião as princesas, todas grávidas de seus sétimos filhos, dão se conta de que ninguém sabe do paradeiro de outra princesa, Feiurinha, ela sumiu do mundo Mágico por que ninguém do mundo Real conta a sua história, e é isso que faz os personagens existirem no mundo Mágico: a lembrança das suas histórias.

As princesas então mandam um lacaio ao mundo Real em busca de um escritor para que este escreva a história de Feiurinha, e assim a sua história se perpetue no mundo Real e ela volte ao mundo Mágico. É aí que Pedro Bandeira entra na história, essa sacada do autor de ser personagem merece a minha inveja quanto a sua criatividade.

Não posso deixar de citar o filme Xuxa e o mistério de Feiurinha, que é inspirado nessa obra, confesso que eu era uma das únicas pessoas com mais de 10 anos no cinema e que não era mãe, mas o filme valeu o sacrifício, não é a mesma coisa que o livro, mas tem o humor e a alma da história apesar de focar em apenas uma princesa, que é interpretada pela Xuxa. Não vejo problemas em não assistir o filme, mas como pode alguém não ler esse livro? Simplesmente não dá pra não ler!
Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

2 comentários :

  1. cade ha istoria da feiurinha????

    ResponderExcluir
  2. já li este livro com minha turma de aula e amamos e ate vamos fazer uma pesa eu li a Rapunzel e a ruim

    ResponderExcluir