20 abril 2010

O ANEL DOS NIBELUNGOS
Cris Compagnoni dos Reis18:36 5 comentários



Esse livro possibilitou o meu primeiro passeio imaginário pela mitologia nórdica, os autores A. S. FRANCHINI e CARMEN ALENICE SEGANFREDO apresentam uma versão romanceada em uma pequena novela baseada na famosa tetralogia operística O ANEL DOS NIBELUNGOS do compositor alemão Richard Wagner, que utilizou as lendas vikings como fonte de inspiração.

Confesso que o que me levou a ler o livro foi descobrir que Tolkien se inspirou nesta história para escrever o Senhor dos Anéis, um dos meus livros favoritos, e acabei descobrindo a mitologia nórdica que me era totalmente desconhecida.



Esta novela é dividida em quatro partes: 'O ouro do Reno', 'A valquíria', 'Siegfried' e 'O crepúsculo dos deuses'; a primeira me fez compreender melhor o mistério que ronda o “anel” em torno do qual Tolkien escreveu sua obra; a segunda explora toda a misticidade da mitologia; a terceira tem o sempre romântico amor impossível e a quarta um desfecho surpreendente que põe fim a era dos Deuses na Terra e inicia a era dos homens, lembrando muito o final de O Senhor dos Anéis.

Nestas histórias, não faltam ação, romance e até a presença de uma insuspeita veia cômica. Ler esse livro me fez ter vontade de assistir a ópera de Richard Wagner, mesmo sabendo que as quatro óperas interligadas chegam a dezoito horas de música, mais que o triplo do tempo que levei para ler o livro!
Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

5 comentários :

  1. Você lê um livro em tão pouco tempo assim?

    ResponderExcluir
  2. Luiz Augusto Vallimsábado, 28 maio, 2011

    Quero ler este livro, mas fiz o caminho inverso, escutei o ciclo de operas de wagner inicialmente. A realidade, é que é impossivel deixar de perceber toda a intertextualidade a influencia explicita que "O Anel de Nibelungos" infere sobre a contemporaneidade, seja na tv no cinema e em outros "conluios" literários.

    ResponderExcluir
  3. estou lendo esse livro, ele é perfeito!!!

    ResponderExcluir
  4. alguem me ajuda a fazer o download desse livro em pdf ?

    ResponderExcluir
  5. ele livro é ótimo, recomendo... só não se estressem com o fim xD

    ResponderExcluir