09 março 2010

A SOMBRA DO VENTO
Cris Compagnoni dos Reis18:24 3 comentários


Foi uma árdua tarefa me decidir pelo livro seria o primeiro, optei por um dos meu favoritos mas isso não facilitou nada pois essa lista não pequena.

A sombra do vento é um romance eletrizante do escritor espanhol Carlos Ruiz Zafon, tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível; em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos.

O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera que alguém as descubra. A descrição que Ruiz faz deste Cemitério mexeu tanto com a minha imaginação que eu quis estar lá, e desejei profundamente que não fosse ficção. É lá que Daniel encontra um exemplar de 'A Sombra do Vento', do também barcelonês Julián Carax.



O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu.

O jovem inicia então uma investigação para saber quem está fazendo isso e por que, Daniel conhece pessoas que conviveram com Julián e vai juntando os fatos que lhe são narrados ou que ele descobre furtivamente para montar o quebra-cabeças que foi o passado de Carax.

A narrativa e envolvente e faz um misto de suspense, mistério, romance e aventura que torna dramático o fato de ter que fechar o livro pra uma pausa qualquer na leitura. Sou capaz de jurar que estive na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra.

Não dá pra não ler!
Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

3 comentários :

  1. oi cris.......
    Parabéns pela iniciativa..... ficou tudo perfeito.....
    Não tenho o hábito da leitura.... como vc já sabe.... mas assim que eu terminar o livro A Cabana vou começar a ler A Sombra do Vento. Por que? Influencia sua....... hheheheheh.....
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Cris, você sabe que foi através desta leitura que passei a ler mais assiduamente, este livro é mesmo envolvente, gostei muito.

    ResponderExcluir
  3. gostei mais deste livro que do jogo do anjo. acho que peça originalidade. dona cacilda também leu e ficou alucinada. tinha momentos que o cheiro de mofo das paredes adentrava meu nariz. esse livro é realmente ótimo, tal como seu post !

    ResponderExcluir