16 março 2010

O LADRÃO DE RAIOS
Cris Compagnoni dos Reis18:52 1 comentários


É o ultimo livro que li, terminei há dois dias e quero ver o filme, por isso resolvi escrever sobre ele antes de ver a história na telona e deixar que esta influencie a minha opinião sobre o livro.

Rick Riordan escreveu o livro para o filho caçula que é disléxico e têm déficit de atenção, assim como o herói Percy Jackson, porém essas características são explicadas pelo fato de que Percy é um Meio-Sangue, ou seja, é filho de um dos deuses do Olimpo com um ser humano. Achei genial a inserção dos personagens da mitologia grega na contemporaneidade, sátiros, centauros, monstros variados, deuses e heróis, aqui heróis em treinamento.

É impossível não comparar O LADRÃO DE RAIOS com a saga de Harry Potter então:



• Quanto à fantasia gostei muito mais da mitologia grega contemporânea do que o fictício mundo paralelo dos bruxos;
• Quanto à camuflagem desses universos paralelos para que humanos comuns não tenham conhecimento J. K. Rowling conseguiu me convencer da possibilidade de que os bruxos realmente existem e Riordan deixou um pouco a desejar pois não acho que uma simples névoa ocultaria certos acontecimentos de olhos humanos;
• Quanto à história, Potter já é consagrado e a sua saga já se encerrou enquanto Jackson está iniciando a sua, mas creio que Jackson tem uma atmosfera preparada para aventuras muito mais emocionantes.
• Quanto a minha imaginação; bem, se pudesse escolher entre ser bruxa ou ser filha de Posseidon sem dúvidas optaria pelo Deus do Mar.

Literatura infato-juvenil e de fantasia é um dos meus gêneros favoritos, interligada com mitologia então simplesmente adoro. Mas neste caso a história está só começando, ainda terá seqüência em O MAR DE MONSTROS, A MALDIÇÃO DO TITÃ, A BATALHA NO LABIRINTO...
Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

Um comentário :

  1. Este eu li, mas confesso que Hary Potter ainda é meu predileto... em relação aos livros seguintes, no caso de Hary Potter, eu terminava um e ja queria ir ao próximo, não tinha paciência pra espera, Deus sabe o que eu passei esperando que o último chegasse logo nas lojas... não dava pra esperar que alguém comprasse, lesse, pra depois me emprestar... convenci em minutos minha mãe pra essa aquisição. No caso do ladrão de raios, estou com o segundo livro tem mais de um mês, e não consigo passar para o terceiro capítulo. Acho que isso ja explica, não posso formar opinião antes de saber de toda a história né, mas até então, não é um livro que eu va indicar para alguém.

    ResponderExcluir