20 março 2010

O HOBBIT
Cris Compagnoni dos Reis17:43 2 comentários


Nunca havia pensado em ler O HOBBIT, na verdade não tinha conhecimento do livro e muito menos do que é um hobbit, o que eu queria era ler O Senhor dos Anéis, não tinha assistido aos filmes por que nunca assisto quando tenho a intenção de ler, gosto de ler primeiro.

E assim o fiz, dei início à empreitada que é ler O Senhor dos Anéis e pra falar a verdade não entendi nada, não consegui penetrar no universo de Tolkien, o prólogo não me ajudou em nada. Foi aí que descobri O HOBBIT, o predecessor, conheci os hobbits e especialmente Bilbo e a sua aventura.



Hobbits são homens pequenos que vivem em tocas, apreciam a boa comida, bebida e principalmente, um bom fumo; não gostam de se aventurar e a idade média de um hobbit é bem maior que a de um homem. Contrariando as expectativas Bilbo aceita partir em uma viagem acompanhado de treze anões conforme o mago Gandalf lhe propôs.

É aí que se inicia a grande aventura de Bilbo Bolseiro em viagem a Montanha Solitária através da Floresta das Trevas para ajudar os anões a recuperar o seu tesouro que é guardado por um terrível dragão. Como eu vivi tanto tempo sem ler este livro? O universo de Tolkien é fastástico, cheio de elfos, trols, monstros e demais seres mágicos.

Achei fundamental ter lido O HOBBIT para depois ler O Senhor dos Anéis pois alem de ter um conhecimento prévio da Terra Média, fiquei sabendo da origem do anel e de como ele foi parar nas mãos de Bilbo, que depois passou para Frodo... mas essa, é outra história.
Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

2 comentários :

  1. Eu ainda nao li Senhor dos Anéis, nem assiti aos filmes, mas sempre tive a intenção. Vou seguir teu conselho e ler O Hobbit antes então.

    ResponderExcluir
  2. Comecei pelo Hobbit também, tive um pouco de preguiça para ler a trilogia do Senhor do Anéis, uma vez que já tinha visto aos filmes. Mas assim que arrumar tempo, irei ler.
    No Hobbit ficamos sabendo de diversas coisas, que não foram explicadas nos filmes, uma vez que aconteceram antes da trama deles.

    ResponderExcluir