18 março 2010

A CIDADE DO SOL
Cris Compagnoni dos Reis18:08 3 comentários


Nunca me imaginei conhecendo um país como o Afeganistão, mas hoje, depois de ter lido o autor afegão Khaled Hosseni posso dizer que conheço um pouco aquele país, não com a profundidade de quem esteve lá, mas tenho algo a dizer sobre essa cultura tão diferente.

A CIDADE DO SOL mostra um país destruído pela guerra e a luta de duas mulheres completamente diferentes, mas unidas pela mesma dor, para sobreviver e acima de tudo tentar ser feliz. Lailah e Mariah são de gerações distintas e acabam se casando com o mesmo marido, já que a religião predominante naquele país é o islamismo. Mariah é a primeira a se casar obrigada pelo pai que mal conheceu, ela não teve filhos e depois de muitos anos o marido resolve se casar novamente dessa vês com Lailah, que só aceita o casamento por acreditar que seu grande amor morreu e a deixou grávida.



Ser mulher nesta realidade é muito triste, humilhante. Elas são espancadas pelo marido e não tem a quem recorrer, passam fome para que os filhos de Lailah tenham o que comer, são obrigadas a usar a burca nas raras vezes que conseguem sair de casa, mas isso é mais fácil de superar do que se separar das crianças, pois em um momento elas se vêem obrigadas a entrega-las a um orfanato.

Essas mulheres só têm uma à outra, se ajudam, se consolam, e ainda são capazes de sonhar, de esperar uma vida melhor. A cidade em que vivem está destruída e a casa corre o risco de ser atingida por alguma bomba a qualquer hora, mas a esperança delas se renova a cada nascer de Sol.
Sobre o autor (a) Formada em Matemática e especialista em Estatística mas ganha a vida como bibliotecária e é viciada em livros. Facebook ou Twitter

3 comentários :

  1. Cris, a realidade destas mulheres parece tão distante, mas infelismente em nosso país acontecem fatos tão ou mais crueis que o narrado neste romance, e não faz muito e só lembrar da época da escravidão e temos um breve relato, gostei, mas é uma leitura triste e cativante.

    ResponderExcluir
  2. a greice está lendo esse livro........e por várias vezes vi ela chorando.......realmente um livro muito bom e uma história muito triste !

    ResponderExcluir